Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos.Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são:família,grupos sociais a que pertencemos,o conhecimento que adquirimos da cultura científica,tecnológica,artística,literária,religião,meio ambiente,lembranças do passado,trabalho,estudo, os sistema político,contexto econômico,além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente.Eles dependem uns dos outros,convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos.Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural,agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos,como solidariedade,afeto,respeito,violência.Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo.O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural.Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.
Objetivos Gerais
Participar de atividades que envolvam tradições folclóricas de nossa cidade, região ou do Brasil;
Resgatar, vivenciar e valorizar manifestações da cultura popular brasileira;
Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
Conteúdos específicos
Lendas típicas
Adivinhas
Leitura e escrita
Trava-línguas
Piadas
Lendas da nossa região
Objetivos Específicos
- Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
- Conhecer e valorizar a própria cultura;
- Estabelecer relação entre o falado e o escrito;
- Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
- Identificar-se como parte integrante da cultura popular;
- Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
- Identificar o uso da linguagem formal e informal;
- Trocar ideias e respeitar a percepção do outro;
- Emitir opiniões sobre as lendas do nosso folclore e sobre personagens mitológicas;
Cronograma das atividades:
Período de uma semana
- Pesquisas sobre as manifestações culturais do folclore de cada região.
- Leituras de diferentes lendas, receitas de comidas típicas e textos informativos sobre aspectos físicos e culturais da região em estudo.
- Período da segunda semana
- Socialização dos entendimentos sobre as pesquisas realizadas.
- Montagem de murais.
- Produções textuais como recontos.
- Dramatizações de lendas.
- Trabalhos de arte: quebra cabeça,recorte e colagem e desenhos
- Resultado finaL
- Filmes.
- Desenhos
- Exposições dos trabalhos na culminância.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário