Técnicas de Pinturas
1- Desenho de memorização
É um desenho realizado de memória; não temos à nossa vista o que ser observado enquanto o desenho vai sendo elaborado no papel.
2- Desenho de observação
Quando algo está presente à nossa vista para ser desenhado; deve ser transportado para o papel atentamente, seguindo todos os detalhes.
3- Desenho Criativo
O desenho criativo pode ser dirigido ou livre.
a) Desenho Livre
Quando não depende de meios representativos, mas da própria imaginação e criatividade.
No desenho livre a criança se exterioriza, pensa e faz. A espontaneidade é, talvez, a característica mais importante do desenho infantil.
Às vezes a criança pode oferecer resistência ao desenho livre. Ela não sabe como expressar-se bem, tem medo de fazê-lo, receia não agradar. Isto é natural ocorrer; portanto não force a criança, deixe que ela realize os trabalhos naturalmente. Se você observar que ela não quer utilizar esta técnica aponte outra que ela se interesse mais.
b) Desenho dirigido
Quando o tema é dado por outra pessoa; o desenho é de livre criação, mas o tema específico. É a representação do que ocorre à criança como conseqüência de algo que ela viu ou vivenciou.
4- Desenho individual
É fundamental que o professor esteja motivado para transmitir dinamismo e entusiasmo aos seus alunos.
O desenho é uma atividade que deve ser elaborada durante o ano todo, como forma de livre expressão e equilíbrio pessoal do aluno.
O produto artístico do aluno tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas simplesmente porque é uma expressão natural e espontânea. Por isso não devemos estabelecer formas estereotipadas ou incentivar a cópia de modelos para obter bons resultados.
5- Pontilhismo
Material:v Papelv Lápis grafite, lápis de cor ou canetinhas hidrocor.
Procedimentos:v Sobre a superfície do papel, elaborar desenho pressionando livremente o lápis, de modo a preencher os espaços livres; dar em seguida um colorido, fazendo pequenas marcas ou pontos.v Os efeitos de cor e tons são obtidos da fusão desses pontos.v Essa técnica requer paciência e observação.
6- Desenhos Texturados
Material:v Papel em branco ou em coresv Lápis de cor, giz de cera ou canetinha hidrocor
Procedimentos:v A textura também se dá ao emprego de traços, marcas diversas sobre o papel ou desenho.v Pode-se enriquecer o desenho empregando linhas paralelas, linhas curvas, pontos ou outras marcas.v Pressionar o lápis de cor, cera ou canetinha sobre o desenho, para obter marcas, mantendo uma distância entre elas.
7- Desenho Esfumaçado
Material:v Lápis de corv Estiletev Papel branco, ofício ou cartolinav Algodão ou cotonete
Procedimentos:v Com auxilio de estilete raspar as pontas de vários lápis de cor ou cera, deixando o pó bem fininho;v Com o cotonete fazer o desenho com as raspas dos lápis sobre o papel, variando bem as cores;v Esfregar suavemente as raspas dos lápis com algodão nas laterais, dando sombreamento ao desenho;v Pode-se obter, com esta técnica, desde um colorido leve até um tom mais forte.
É um desenho realizado de memória; não temos à nossa vista o que ser observado enquanto o desenho vai sendo elaborado no papel.
2- Desenho de observação
Quando algo está presente à nossa vista para ser desenhado; deve ser transportado para o papel atentamente, seguindo todos os detalhes.
3- Desenho Criativo
O desenho criativo pode ser dirigido ou livre.
a) Desenho Livre
Quando não depende de meios representativos, mas da própria imaginação e criatividade.
No desenho livre a criança se exterioriza, pensa e faz. A espontaneidade é, talvez, a característica mais importante do desenho infantil.
Às vezes a criança pode oferecer resistência ao desenho livre. Ela não sabe como expressar-se bem, tem medo de fazê-lo, receia não agradar. Isto é natural ocorrer; portanto não force a criança, deixe que ela realize os trabalhos naturalmente. Se você observar que ela não quer utilizar esta técnica aponte outra que ela se interesse mais.
b) Desenho dirigido
Quando o tema é dado por outra pessoa; o desenho é de livre criação, mas o tema específico. É a representação do que ocorre à criança como conseqüência de algo que ela viu ou vivenciou.
4- Desenho individual
É fundamental que o professor esteja motivado para transmitir dinamismo e entusiasmo aos seus alunos.
O desenho é uma atividade que deve ser elaborada durante o ano todo, como forma de livre expressão e equilíbrio pessoal do aluno.
O produto artístico do aluno tem valor não pela sua beleza e conteúdo, mas simplesmente porque é uma expressão natural e espontânea. Por isso não devemos estabelecer formas estereotipadas ou incentivar a cópia de modelos para obter bons resultados.
5- Pontilhismo
Material:v Papelv Lápis grafite, lápis de cor ou canetinhas hidrocor.
Procedimentos:v Sobre a superfície do papel, elaborar desenho pressionando livremente o lápis, de modo a preencher os espaços livres; dar em seguida um colorido, fazendo pequenas marcas ou pontos.v Os efeitos de cor e tons são obtidos da fusão desses pontos.v Essa técnica requer paciência e observação.
6- Desenhos Texturados
Material:v Papel em branco ou em coresv Lápis de cor, giz de cera ou canetinha hidrocor
Procedimentos:v A textura também se dá ao emprego de traços, marcas diversas sobre o papel ou desenho.v Pode-se enriquecer o desenho empregando linhas paralelas, linhas curvas, pontos ou outras marcas.v Pressionar o lápis de cor, cera ou canetinha sobre o desenho, para obter marcas, mantendo uma distância entre elas.
7- Desenho Esfumaçado
Material:v Lápis de corv Estiletev Papel branco, ofício ou cartolinav Algodão ou cotonete
Procedimentos:v Com auxilio de estilete raspar as pontas de vários lápis de cor ou cera, deixando o pó bem fininho;v Com o cotonete fazer o desenho com as raspas dos lápis sobre o papel, variando bem as cores;v Esfregar suavemente as raspas dos lápis com algodão nas laterais, dando sombreamento ao desenho;v Pode-se obter, com esta técnica, desde um colorido leve até um tom mais forte.
8- Desenho com Lápis de Cera
Material:v Lápis pretov Lápis de cera ou bastõesv Papel branco, preto, pardo ou em coresv Fixador
Procedimentos:v Com o lápis preto desenhar livremente no papel;v Fazer o contorno e colorir todo o desenho com lápis de cera;v Fazer o sombreamento utilizando o lápis de cera deitado;v Finalizar o trabalho, aplicando o fixador para não manchar a pintura.
9- Desenho sobre Papel Camurça
Material:v Papel camurça na cor desejada;v Lápis de cor, lápis de cera ou canetinha hidrocorv Fixador
Procedimentos:v Desenhar livremente;v Com lápis de cor ou outro material, cobrir todo o desenho usando cores variadas;v Fazer o contorno do desenho usando cores mais fortes para destacar o sombreamento.v No papel de cor clara fazer o uso de cores mais fortes, e no papel escuro usar cores claras;v Levar o aluno a descobrir os efeitos do lápis branco, principalmente sobre os papéis mais escuros;v Depois do trabalho pronto, aplicar o fixador para segurar a pintura sobre o papel camurça.
10- Desenho com Carvão
Material:v Carvão fino para desenho;v Papel brancov Algodãov Borracha macia
Procedimentos:v Desenhar livremente com o carvão sobre o papel;v Passar o algodão suavemente, fazendo sombreamento para conseguir tons de cinza em algumas partes do desenho;v Passar a borracha para dar luminosidade, realçando algumas partes do desenho.
11- Desenho com Giz Colorido
Material:v Giz coloridov Papel ofício branco ou em cores ou cartolinav Leite
Procedimentos:v Colocar um pouco de leite em um recipiente pequeno;v Molhar o giz no leite e desenhar livremente sobre o papel;v O leite faz com o que giz prenda-se no papel, servindo de fixador.
12- Desenho sobre Lixa
Material:v Lixa finav Lápis de cera, giz colorido ou lápis de cor etc.
Procedimentos:v Desenhar livremente sobre a lixa;v Colorir o desenho usando cores variadas e tons fortes; usar a cor branca para dar efeitos de luz no desenho;v Soprar levemente para retirar o pó, e aplicar o fixador para segurar a pintura sobre a lixa.
13- Desenho com Gizão de Cera derretida
Material:v Lápis de cera, gizão de cera de várias coresv Velav Papel branco ou em cores
Procedimentos:v Sobre uma vela acesa, encostar ligeiramente o gizão de cera. Derretida a cera, passá-la sobre o papel, criando seu próprio desenho, deixando-o, em relevo;v Pode-se também aquecer o gizão na vela e deixar cair pingos coloridos aleatoriamente sobre o papel, conseguindo-se um efeito muito bonito;v Esta técnica deve ser realizada com crianças maiores, para evitar acidentes.
14- Desenho Soprado
Material:v Papel branco, em cores escuras ou pretav Guache de várias cores, principalmente o brancov Canudos de refrigerantesv Copinhos descartáveis de café
Procedimentos:v Dissolver as tintas guaches nos copinhos de café com um pouquinho de água, deixando-as bem grossas. Usar várias cores para enriquecer o trabalho;v Pingar gotas coloridas sobre o papel e soprar o canudo, para que se misturem, dando um efeito especial;v Usar o guache branco, para dar luz ao trabalho, principalmente se o papel trabalhado for de cor escura.
15- Desenho com Lápis de Cera e Nanquim
Material:v Lápis de cera ou gizão de várias coresv Papel ofício ou cartolinav Tinta nanquimv Pincel de ponta chatav Pente fino
Procedimentos:v Cobrir todo o papel, fazendo listras ou curvas sinuosas com giz de cera de várias cores;v Com o pincel, cobrir toda a folha com tinta nanquim e deixar secar bastante;v Pegar o pente e passá-lo em toda a área do papel, em várias direções, para obter o efeito colorido do giz de cera.
16- Textura
Material:v Papel brancov Lápis de cor ou cerav Material de sua escolha (moeda, tecido, folhas, lixa etc)
Procedimentos:v A textura é uma característica de determinada superfície, levando em consideração a aspereza, brilho, trama etc., do material empregado no desenho;v Sobre a superfície de um corpo (moeda, papel, tecido espesso, folha, lixa etc.) colocar o papel e pressionar sobre ele levemente, o lápis na posição inclinada, para obter efeitos de textura.
17- Desenhos sobre Folhas ou Figuras Recortadas
Material:v Lápis de cerav Papel branco ou em coresv Folhas de plantas ou figuras recortadas em papel espessov Anilina
Procedimentos:v Colocar as folhas ou figuras recortadas sobre uma superfície, presas com durex ou fita adesiva;v Cobri-las cuidadosamente com o papel;v Passar o lápis de cera deitado sobre o papel, para obter as formas recobertas.
18- Pintura com Legumes
Material:v Legumes (chuchu, batata, jiló, cenoura etc.)v Guache em cores variadasv Pincéisv Pano velhov Recipiente com água
Procedimentos:v Cortar os legumes ao meio, aproveitando as suas formas originais;v Naqueles que não têm formas definidas, recortar criando formas de flores, objetos, bichos etc.;v Depois de recortados, mantê-los enrolados no pano para retirar a umidade enquanto se prepara as tintas;v Com o auxílio do pincel, passar a tinta forma criada no legume e carimbar o papel. A cada carimbada, lavar bem o pincel, para trocar de cor, e passar a tinta novamente, variando as cores. Deixar secar.
19- Pintura com Esponja
Material:v Papelv Esponja de espumav Guache em cores variadas
Procedimentos:v Pegar a esponja e dividi-la em quatro partes;v Molhar os pedaços da esponja nas tintas, usando cores diferentes, e carimbar na folha criando diversas formas figurativas ou abstratas;v Deixar secar.
20- Pintura com Anilina e Pente
Material:v Anilina líquida nas cores desejadasv Conta-gotasv Cartolinav Pente com dentes finosv Cola branca
Procedimentos:v Passar a cola branca sobre toda a superfície da cartolina;v Aplicar sobre a cola anilina de várias cores, com o auxílio do conta-gotas.v Antes de secar, passar o pente em várias direções sobre a cartolina obtendo efeitos interessantes.
21- Guache com Texturas
Material:v Tinta guache de várias coresv Papel brancov Pincel grossov Escova de dentev Verniz spray
Procedimentos:v Passar sobre o papel branco, camadas bem espessas com as tintas guaches;v Sobre a pintura, dar leves batidas ou fazer movimentos circulares com as cerdas da escova de dente, de modo a criar uma textura;v Deixar secar e passar uma mão de verniz sobre a pintura;v Pode-se criar várias texturas utilizando diversos materiais, tais como palha de aço, pente, espuma, folhas secas etc.
22- Pintura com Barbante
Material:v Papel branco ou cartolinav Guache de várias coresv Vários pedaços de barbante grosso e fino
Procedimentos:v Molhar um dos pedaços de barbante numa cor de tinta guache e colocá-lo sobre a folha de trabalho para criar formas variadas;v Proceder da mesma maneira com as outras cores;v Retirar os barbantes cuidadosamente, evitando borrões. v Observar que a tinta de cada barbante passou para o papel, formando uma composição;v Criar várias composições bem bonitas.
Material:v Lápis pretov Lápis de cera ou bastõesv Papel branco, preto, pardo ou em coresv Fixador
Procedimentos:v Com o lápis preto desenhar livremente no papel;v Fazer o contorno e colorir todo o desenho com lápis de cera;v Fazer o sombreamento utilizando o lápis de cera deitado;v Finalizar o trabalho, aplicando o fixador para não manchar a pintura.
9- Desenho sobre Papel Camurça
Material:v Papel camurça na cor desejada;v Lápis de cor, lápis de cera ou canetinha hidrocorv Fixador
Procedimentos:v Desenhar livremente;v Com lápis de cor ou outro material, cobrir todo o desenho usando cores variadas;v Fazer o contorno do desenho usando cores mais fortes para destacar o sombreamento.v No papel de cor clara fazer o uso de cores mais fortes, e no papel escuro usar cores claras;v Levar o aluno a descobrir os efeitos do lápis branco, principalmente sobre os papéis mais escuros;v Depois do trabalho pronto, aplicar o fixador para segurar a pintura sobre o papel camurça.
10- Desenho com Carvão
Material:v Carvão fino para desenho;v Papel brancov Algodãov Borracha macia
Procedimentos:v Desenhar livremente com o carvão sobre o papel;v Passar o algodão suavemente, fazendo sombreamento para conseguir tons de cinza em algumas partes do desenho;v Passar a borracha para dar luminosidade, realçando algumas partes do desenho.
11- Desenho com Giz Colorido
Material:v Giz coloridov Papel ofício branco ou em cores ou cartolinav Leite
Procedimentos:v Colocar um pouco de leite em um recipiente pequeno;v Molhar o giz no leite e desenhar livremente sobre o papel;v O leite faz com o que giz prenda-se no papel, servindo de fixador.
12- Desenho sobre Lixa
Material:v Lixa finav Lápis de cera, giz colorido ou lápis de cor etc.
Procedimentos:v Desenhar livremente sobre a lixa;v Colorir o desenho usando cores variadas e tons fortes; usar a cor branca para dar efeitos de luz no desenho;v Soprar levemente para retirar o pó, e aplicar o fixador para segurar a pintura sobre a lixa.
13- Desenho com Gizão de Cera derretida
Material:v Lápis de cera, gizão de cera de várias coresv Velav Papel branco ou em cores
Procedimentos:v Sobre uma vela acesa, encostar ligeiramente o gizão de cera. Derretida a cera, passá-la sobre o papel, criando seu próprio desenho, deixando-o, em relevo;v Pode-se também aquecer o gizão na vela e deixar cair pingos coloridos aleatoriamente sobre o papel, conseguindo-se um efeito muito bonito;v Esta técnica deve ser realizada com crianças maiores, para evitar acidentes.
14- Desenho Soprado
Material:v Papel branco, em cores escuras ou pretav Guache de várias cores, principalmente o brancov Canudos de refrigerantesv Copinhos descartáveis de café
Procedimentos:v Dissolver as tintas guaches nos copinhos de café com um pouquinho de água, deixando-as bem grossas. Usar várias cores para enriquecer o trabalho;v Pingar gotas coloridas sobre o papel e soprar o canudo, para que se misturem, dando um efeito especial;v Usar o guache branco, para dar luz ao trabalho, principalmente se o papel trabalhado for de cor escura.
15- Desenho com Lápis de Cera e Nanquim
Material:v Lápis de cera ou gizão de várias coresv Papel ofício ou cartolinav Tinta nanquimv Pincel de ponta chatav Pente fino
Procedimentos:v Cobrir todo o papel, fazendo listras ou curvas sinuosas com giz de cera de várias cores;v Com o pincel, cobrir toda a folha com tinta nanquim e deixar secar bastante;v Pegar o pente e passá-lo em toda a área do papel, em várias direções, para obter o efeito colorido do giz de cera.
16- Textura
Material:v Papel brancov Lápis de cor ou cerav Material de sua escolha (moeda, tecido, folhas, lixa etc)
Procedimentos:v A textura é uma característica de determinada superfície, levando em consideração a aspereza, brilho, trama etc., do material empregado no desenho;v Sobre a superfície de um corpo (moeda, papel, tecido espesso, folha, lixa etc.) colocar o papel e pressionar sobre ele levemente, o lápis na posição inclinada, para obter efeitos de textura.
17- Desenhos sobre Folhas ou Figuras Recortadas
Material:v Lápis de cerav Papel branco ou em coresv Folhas de plantas ou figuras recortadas em papel espessov Anilina
Procedimentos:v Colocar as folhas ou figuras recortadas sobre uma superfície, presas com durex ou fita adesiva;v Cobri-las cuidadosamente com o papel;v Passar o lápis de cera deitado sobre o papel, para obter as formas recobertas.
18- Pintura com Legumes
Material:v Legumes (chuchu, batata, jiló, cenoura etc.)v Guache em cores variadasv Pincéisv Pano velhov Recipiente com água
Procedimentos:v Cortar os legumes ao meio, aproveitando as suas formas originais;v Naqueles que não têm formas definidas, recortar criando formas de flores, objetos, bichos etc.;v Depois de recortados, mantê-los enrolados no pano para retirar a umidade enquanto se prepara as tintas;v Com o auxílio do pincel, passar a tinta forma criada no legume e carimbar o papel. A cada carimbada, lavar bem o pincel, para trocar de cor, e passar a tinta novamente, variando as cores. Deixar secar.
19- Pintura com Esponja
Material:v Papelv Esponja de espumav Guache em cores variadas
Procedimentos:v Pegar a esponja e dividi-la em quatro partes;v Molhar os pedaços da esponja nas tintas, usando cores diferentes, e carimbar na folha criando diversas formas figurativas ou abstratas;v Deixar secar.
20- Pintura com Anilina e Pente
Material:v Anilina líquida nas cores desejadasv Conta-gotasv Cartolinav Pente com dentes finosv Cola branca
Procedimentos:v Passar a cola branca sobre toda a superfície da cartolina;v Aplicar sobre a cola anilina de várias cores, com o auxílio do conta-gotas.v Antes de secar, passar o pente em várias direções sobre a cartolina obtendo efeitos interessantes.
21- Guache com Texturas
Material:v Tinta guache de várias coresv Papel brancov Pincel grossov Escova de dentev Verniz spray
Procedimentos:v Passar sobre o papel branco, camadas bem espessas com as tintas guaches;v Sobre a pintura, dar leves batidas ou fazer movimentos circulares com as cerdas da escova de dente, de modo a criar uma textura;v Deixar secar e passar uma mão de verniz sobre a pintura;v Pode-se criar várias texturas utilizando diversos materiais, tais como palha de aço, pente, espuma, folhas secas etc.
22- Pintura com Barbante
Material:v Papel branco ou cartolinav Guache de várias coresv Vários pedaços de barbante grosso e fino
Procedimentos:v Molhar um dos pedaços de barbante numa cor de tinta guache e colocá-lo sobre a folha de trabalho para criar formas variadas;v Proceder da mesma maneira com as outras cores;v Retirar os barbantes cuidadosamente, evitando borrões. v Observar que a tinta de cada barbante passou para o papel, formando uma composição;v Criar várias composições bem bonitas.
Fonte:http://criancaevang.blogspot.com.br
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